A força de Sonia, o braço direito da SEME

Texto: Paulo Sergio Serra Teixeira
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br
Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br
Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br

Sonia Regina Stancioni Rozatte começou seu trabalho no secretariado da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação em 2006. Antes disso ela trabalhava em uma empresa privada, a Associação da Polícia Militar.
Para Sonia, as diferenças entre o serviço privado e o público foram muito claras. Dentro da Prefeitura ela sentiu maior liberdade para cumprir suas funções e horários, o que gerou confiança e grandes incentivos no ambiente de trabalho. Além disso, ela acha o crescimento profissional muito valorizado. Hoje Sonia diz que não voltaria para o serviço privado.

Na SEME ela descobriu sobre as políticas públicas, como é a organização da cidade e desmistificou a ideia de que era simples realizar e cumprir projetos para a população, pois existem muitas dificuldades, principalmente orçamentárias. O trabalho é duro, porém, segundo ela, gratificante.

Sonia trabalha no gabinete. Ela é o braço direito do Secretário, a pessoa responsável por organizar sua agenda, buscando e confirmando eventos. Como secretária de gabinete, deve estar informada de todos os dados dos eventos, como local, horário, se o secretário tem falas ou não, se vai compor a mesa, entre outras atividades para o bom funcionamento da programação da SEME. Por sua busca incessante pelo melhor resultado possível, Sonia é conhecida como a ‘bruxinha’ da SEME, pois, se preciso, pega no pé dos colegas quando alguma coisa não sai como esperado.

E seu trabalho exige principalmente, segundo ela, jogo de cintura. Muitas pessoas ligam em busca de encontros com o secretário, mas sem marcar horário, querem simplesmente chegar e serem atendidos, e isso não é possível, pois atrapalharia toda a agenda, e é Sonia que conversa com essas pessoas, para que não haja contratempos ou mal entendidos. Por estar na linha de frente, ela “leva as porradas”, mas com muito tato continua firme no trato com todos que requisitam os serviços da Secretaria de Esportes. Em suas palavras, Sonia se mostra preocupada com a impressão deixada por seu atendimento, “sempre busco tratar os outros como gostaria de ser tratada, e o retorno é fundamental, disso não abro mão”.

Sonia mora no Tucuruvi, local distante da SEME, mas isso não importa para ela, que vai trabalhar sempre feliz, pois gosta de seu serviço, dos colegas e do ambiente. Também gosta de sempre observar que estão sendo feitas atividades esportivas para a população menos favorecida. Ela espera ficar na Secretaria até a sua aposentadoria.

Fora da SEME, Sonia gosta de cozinhar. Ela faz doces e é especialista em tudo que leva chocolate na receita, como bolos, pães de mel e trufas. Quando perguntada sobre a prática de alguma atividade física, bem-humorada ela responde: “meu esporte é na cozinha”.